Alguns índices são automaticamente criados à medida que você declara algumas características para os atributos. São eles:
- Índice de chave primária (Primary Key)
Ao declarar um atributo como chave primária, automaticamente é criado um índice para o campo. Uma chave primária deve ser sempre do tipo única (Unique), portanto, o tipo de índice criado serve também para impossibilitar o cadastro de valores duplicados.
- Índice de unicidade (Unique)
Ao declarar um atributo como único é criado automaticamente um índice para ele. Esse índice além de ordenar os campos (servindo para acelerar as consultas), também impede a criação de valores duplicados. Campos como matrícula, CPF, assim como alguns campos que nomeiam algo (e não deve aceitar valor duplicado) são candidatos a esse tipo de índice.
- Índice de ordenação (Index)
Ao criar um índice comum, é criada uma lista ordenada dos valores desse atributo. Esse tipo de índice é utilizado apenas para aumentar a performance de consultas. Campos como nomes em geral (pessoas, produtos, projetos etc.), assim como alguns campos de data que são muito pesquisados pelas aplicações são fortes candidatos a esse tipo de índice.