Embora o nível maior seja o da quinta forma normal, a maioria dos projetos de banco de dados reais são normalizados para atender até o terceiro nível de normalização. Os níveis quarto e quinto podem ser prejudiciais para a performance do banco de dados, por deixar o modelo extremamente complexo.
Ainda há muitos modelos de dados que, para desempenharem máxima performance, são mantidos na segunda forma normal. Isso não quer dizer que o projeto está errado ou está ultrapassado, pois definir o nível ideal de normalização também é uma característica do projeto. Ser normalizado no nível 4 não quer dizer que é melhor que o nível 2, mas sim, que é uma ideia mais detalhada de organização.
Uma analogia muito simples seria o seguinte: suponha que você tenha muitas ferramentas (como chaves de fenda, chaves de boca, alicates, martelo etc.), se você as coloca todas juntas em uma caixa, sem nenhuma organização, significa que elas estariam em um nível zero de normalização. Se você separa as ferramentas por tipos e coloca cada tipo de ferramenta em uma gaveta diferente, elas estariam no primeiro nível de normalização. Se além de separar em gavetas, você organiza as ferramentas por tamanhos, então estaria num segundo nível.
|
Para o seu dia a dia, é interessante organizar tão bem assim suas ferramentas? Ou será que você gasta mais tempo organizando-as por tamanho, do que simplesmente separando-as em gavetas diferentes? Será que o primeiro nível de organização não seria o ideal para você? O mesmo conceito se aplica para o banco de dados. Será que é ideal para o projeto atingir o nível máximo de normalização? A resposta é clara: provavelmente não. |
Para fins dos nossos estudos, estudaremos apenas as três primeiras formas normais.