1.1. Primeira forma normal

A primeira forma normal afirma que o domínio de um atributo deve incluir apenas valores atômicos (simples e indivisíveis) e que o valor de qualquer atributo em um tupla deve ser único valor do domínio desse atributo.

Em outras palavras, para estar na primeira forma normal, duas regras devem ser verdadeiras:

  1. Uma tabela não pode conter atributos complexos. Como, por exemplo, o atributo “endereço”, que contém o logradouro, o bairro, a cidade, a UF e o CEP. Para tal ajuste, devemos detalhar o atributo complexo em tantos atributos atômicos quanto forem necessários (ou desejáveis). Nesse caso, ao invés de termos o atributo “endereço”, teríamos os atributos logradouro, número, complemento, bairro, cidade, UF e CEP.
  2. Uma tabela não pode conter atributos repetidos. Suponha que após adaptar a modelagem para a regra anterior, você perceba que há várias pessoas que moram na mesma cidade e, consequentemente, na mesma UF. Isso deve ser ajustado criando uma tabela auxiliar que contenha a lista de cidades e a lista de UFs, sendo que para a tabela onde está o nome da cidade, substituiríamos pela chave primária da tabela de cidade criada.
As formas normais geralmente são testadas APENAS em atributos do tipo TEXTO! São raríssimos os casos em que normalizamos atributos numéricos, ou baseados em data. E nunca normalizamos atributos booleanos.
Copyright © 2014 AIEC.