O software pode ser aplicado a qualquer situação e momento, desde que esteja previamente especificado com passos procedimentais e se um algoritmo tiver sido definido e construído. O conteúdo de informações (requisitos) e a previsibilidade são fatores importantes na determinação da natureza de um aplicativo.
Desenvolver categorias genéricas para as aplicações de softwares é uma tarefa muito difícil. Quanto mais difícil e complexo é o sistema, mais complicado é determinar de forma clara quais os vários componentes do software serão construídos. Podem-se dividir as aplicações em:
É um conjunto de programas para dar apoio a outros programas. Tem como característica uma forte interação com o hardware, operações concorrentes, compartilhamento de recursos, uso por múltiplos usuários e múltiplas interfaces.
XSão programas que monitora, analisa e controla eventos do mundo real, devendo responder aos estímulos do mundo externo com restrições de tempo pré-determinadas.
XÉ a maior área de aplicação de softwares, são aplicações que gerenciam as operações comerciais de modo a facilitar o gerenciamento comercial do negócio da empresa, permitindo também a tomada de decisões.
XSão caracterizados por algoritmos de processamento numérico, dependentes da coleta e processamento de dados para as mais variadas áreas do conhecimento.
XSão caracterizados por algoritmos de processamento numérico, dependentes da coleta e processamento de dados para as mais variadas áreas do conhecimento.
XSão desenvolvidos para executar atividades muito específicas e inseridos em produtos inteligentes tanto para atividades comerciais como para atividades domesticas.
XSão produtos desenvolvidos para o uso pessoal do computador, tais como planilhas eletrônicas, processadores de textos, jogos etc.
XFaz uso de algoritmos não numéricos para resolver problemas complexos que não apresentam facilidades computacionais numéricas ou de análise direta.
X