• Ferramentas

As ferramentas proporcionam apoio automatizado ou semiautomatizado aos métodos. Os Métodos de Desenvolvimento de Sistema se diferenciam pela maneira como o problema deve ser visualizado e como a solução do problema deve ser modelada. São métodos baseados em decomposição, estruturas de dados e método análise baseado na orientação a objeto.

• Procedimentos

Os procedimentos da engenharia de software constituem o elo que mantém juntos os processos e as ferramentas e possibilita o desenvolvimento racional e oportuno do software de computador. Eles definem a sequência em que os processos serão aplicados, os produtos a serem entregues (documentos, códigos, pacotes, relatórios, formulários etc.), os controles que ajudam a assegurar a qualidade, o gerenciamento das mudanças, o gerenciamento do projeto e o seu progresso.

Como vimos, a engenharia de software compreende um conjunto de etapas que envolvem métodos, ferramentas e os procedimentos. Essas etapas muitas vezes são citadas como paradigmas da engenharia de software, e principalmente como base na complexidade e origem do projeto e da aplicação. Conforme característica do projeto é definido o melhor caminho, como métodos, ferramentas, controles e os produtos que precisam ser entregues.
Copyright © 2014 AIEC.