1 - Tendências da Engenharia de Software

Durante a história recente da engenharia de software, profissionais e estudiosos desenvolveram vários modelos de processos, métodos e ferramentas para automatizar e diminuir esforços. A história mostra que os projetos fracassam na sua maioria, não cumprindo os prazos, os custos estouram ou a qualidade não é satisfatória.

Novas técnicas nascem regularmente apresentadas como a solução dos problemas que os engenheiros de softwares enfrentam nos projetos grandes, médios e pequenos. Quando surge essa nova tecnologia há sempre uma tendência de uso por uma comunidade que defende e adota as práticas novas, mas a decepção aparece quando o resultado não é satisfatório.

Pressman cita em seu livro “Engenharia de Software” o comentário de dois estudiosos, Mili e Cowan. Eles comentam sobre os desafios que enfrentamos ao tentarmos isolar tendências significativas na tecnologia:



Que fatores determinam o sucesso de uma ten­dên­cia?
  • São as características e as tendências bem sucedidas, que são seus méritos técnicos, suas habilidade de abrir novos mercados e suas habilidade para alterar a economia dos mercados existentes.



Qual é o ciclo de vida de uma ten­dên­cia?
  • Embora a visão tradicional de que as tendências evoluem ao longo de um ciclo de vida bem definido e previsível, que vai à pesquisa a um produto acabado, por meio de um processo de transferência, descobrimos que muitas encurtaram esse ciclo ou seguiram outro.



Com que antecedência pode uma ten­dên­cia bem su­ce­di­da ser iden­ti­fi­ca­da?
  • Se soubéssemos identificar fatores de sucesso e se entendermos o ciclo de vida de uma tendência, podemos detectar sinais precoces de êxito. Retoricamente buscamos a habilidade para reconhecer a próxima tendência antes dos outros.


Copyright © 2014 AIEC.