Toda empresa que desejar obter pelo menos parcialmente os benefícios fornecidos por processos, deverá institucionalizar processos definidos na execução de suas tarefas relacionadas ao negócio. Em nosso caso, o negócio é o desenvolvimento de software com qualidade e menores custos, atingindo os prazos do projeto. Podemos dizer que a qualidade de um sistema é fortemente influenciada pela qualidade do processo utilizado no desenvolvimento e manutenção do mesmo.
Ao se pensar a implantação de processos para desenvolvimento de software, pode-se criar internamente ou utilizar propostas já existentes no mercado. Uma equipe de desenvolvimento pode criar seu próprio processo de desenvolvimento, o que pode ou não ser eficaz.
O que precisamos avaliar nesta hora é que já existem muitas propostas de mercado prontas e testadas há anos por grandes empresas. Isto sugere que antes de criar uma própria, devemos analisar as prontas e verificar se alguma atende à realidade de nossa empresa.
Independente se a empresa decide utilizar uma metodologia de mercado com seus processos embarcados ou criar uma própria, a mesma deveria considerar ao menos os seguintes pontos:
A definição do grau de formalidade impede que requisitos de sistemas, compromissos assumidos etc. não sejam desconsiderados. Quanto mais formal o processo, menos possibilidades de erros, porém deve-se cuidar para que não se tenha um processo engessado.
X