b) Avaliação técnica

Após a área de negócio ou o cliente realizar uma solicitação, a área técnica avalia a necessidade de alteração ou criação junto com as particularidades do pedido. Essas particularidades envolvem as dificuldades, custos, riscos, prazos, urgência e aspectos de qualidade. Outro ponto que a área técnica deve avaliar é se a solicitação interfere em alguma aplicação da empresa. Essa avaliação evita estragar o que já está funcionando. É importante ter controle dos códigos desenvolvidos na empresa, uma solicitação pode já estar construída (código desenvolvido) em outro sistema.

Outro ponto importante na avaliação técnica é a definição de quem vai construir a demanda. Empresas podem possuir equipes de desenvolvimento e também podem ter fábricas externas (terceirizadas). Geralmente fábricas de desenvolvimento de software produzem softwares mais rapidamente.

Atualmente existem algumas técnicas para definir o valor de uma solicitação, que chamamos de métricas de software. Com a finalidade de atender às estimativas de prazo e custo para o desenvolvimento de software, foram criadas várias técnicas de métricas relacionadas a solicitações de alteração ou criação de softwares. Essas técnicas propõem realizar estimativas relacionadas a prazo e custo. Podemos citar as seguintes métricas:

- APF (Análise de Pontos de Função);

- SNAP (Software Non-Functional Assessment Process).

As métricas de software atualmente são padronizadas pelo órgão IFPUG (International Function Point Users Group), que é grupo de utilizadores do ponto da função internacional sem fins lucrativos. A missão do IFPUG é ser um líder reconhecido em promover e incentivar a gestão eficaz das atividades de manutenção com o uso de análise de pontos de função e outras técnicas de medição de software e desenvolvimento de software aplicativo.

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