3 - Processos de desenvolvimento de software

Embora pareça que estamos sempre revisitando os mesmos assuntos, vale salientar que a evolução dos processos depende de sua repetição constante. Os projetos sempre estarão utilizando algum tipo de processo, mesmo que esse processo não esteja documentado ou seguindo algum método já conhecido e consolidado.

Cada projeto executado, ainda que utilize um mesmo método, terá comportamentos diferenciados. Por isso vale sempre lembrar a essência de cada processo.

Nesse contexto entramos novamente nos processos de desenvolvimento de software já descritos no curso, como o processo Orientado ao Objeto, processo de desenvolvimento Cascata e o Processo Unificado.

• Processo orientado a objetos

Sendo assim, o desenvolvimento de software orientado a objetos refere-se à organização mais alta de um projeto de software, podendo ser decomposto em fases intermediárias que, por sua vez, podem ser decompostas em workflows e depois em atividades.

Artefatos de um workflow são insumos para outros workflows, isto quer dizer que, na prática, sai de um workflow para entrar em outro. O produto final deve ser o software construído ou alterado, tudo de acordo com a solicitação do cliente.

Para o processo de desenvolvimento de software OO é necessário que executemos alguns subprocessos, tais como:

Copyright © 2014 AIEC.