Existe no mercado uma série de sugestões de roteiros para desenvolvimento de software. Trataremos nesse módulo do roteiro baseado em desenvolvimento de software orientado a objetos.
Segundo o professor e escritor Hélio Enghotm Jr., o desenvolvimento de software pode ser visto como uma série de transformações que se iniciam no modelo mental dos envolvidos no projeto.
O ponto de partida de alguns projetos é um artefato conhecido no mercado como Declaração de Trabalho, que mostra em alto nível os objetivos e macrorrequisitos do projeto. Esse documento é originado pelo patrocinador ou iniciador do projeto e normalmente descreve as necessidades, os produtos ou serviços que deverão ser providos como resultado final do projeto.
Em projetos onde temos relacionamento com mais de uma empresa, esse documento pode ser recebido pelas empresas de desenvolvimento de software como parte de um processo de contratação. Em alguns casos a Declaração de Trabalho pode ser vista como uma proposta de melhoria.
Se existente esse documento elaborado antes de o projeto ser iniciado, ele deve ser considerado como artefato de entrada no processo de levantamento e refinamento de requisitos.
Assim que o documento for aprovado e todos os aspectos de contratação forem formalizados, é possível iniciar o trabalho, ou seja, dá-se início ao processo de desenvolvimento do software.