c) Processo de arquitetura
As mudanças relacionadas à engenharia de software e à evolução de tecnologia aumentou a importância da arquitetura do sistema, a qual possibilita a garantia de escalabilidade e do desempenho da aplicação a ser construída. Lembrando que escalabilidade é a capacidade que o sistema possui de crescer atendendo às demandas sem perder as qualidades que lhe agregam valor. Essa característica se tornou essencial para as empresas que trabalham com tecnologia da informação.
A arquitetura se preocupa em projetar os requisitos funcionais, mas principalmente os requisitos não funcionais. Nessa fase, o arquiteto de software deve propor uma arquitetura que suporte o sistema, olhando em um possível crescimento. Mas, para isso, ele deve considerar alguns aspectos:
Em alguns casos, a empresa corre o risco de não atender a todas as exigências do projeto. Por exemplo: o cliente pode querer que seu sistema fique 24 horas no ar. Essa solicitação não é problema para os dias atuais, mas a estrutura do sistema deverá prever esse requisito.