Em grandes empresas de tecnologia e grandes bancos existem vários ambientes de testes. Além do desenvolvimento, quando ocorrem os primeiros testes, é interessante que a empresa tenha um ambiente similar ao do cliente, assim evitará o retrabalho ou idas e vindas ao cliente e à empresa para corrigir o código.

O ambiente de desenvolvimento é feito para que a aplicação seja construída e geralmente não há problemas ou regras de antivírus ou firewall. Assim, nem tudo o que funciona no desenvolvimento vai funcionar no cliente.

O analista de teste, então, deve executar os testes previstos nos planos de testes do projeto, sempre registrando os resultados no documento de evidência de testes. Esse documento comprova junto ao cliente que os testes foram realizados. Na atividade de teste o analista deve informar os eventuais erros na aplicação, de modo que o gerente de projetos possa planejar as correções e acompanhar a resolução dos erros encontrados.

Após os testes, é prudente analisar os resultados e verificar as ações que possam contribuir para a melhoria do processo de testes. A análise da execução dos testes pode levar a empresa a realizar mais treinamentos do processo ou até mesmo corrigir pontos desnecessários no processo.

Na imagem temos os vários pacotes que foram desenvolvidos e testados (testes unitários), formando o produto final. Depois deverão ser testados novamente todos os produtos entregues, mas de forma integral (teste integral) e o todo deverá funcionar conforme solicitação do cliente. Os erros encontrados devem ser corrigidos antes de o produto ser entregue ao cliente e antes de ser disponibilizado aos usuários. Após todo esse processo, o produto está homologado e implantado.

Copyright © 2014 AIEC.