Vimos nesse módulo as fases de um processo de desenvolvimento, que podem ser utilizadas como base para qualquer tipo de projeto de software, por qualquer empresa ou equipe de projeto. Poderemos utilizar, também, para apoiar os projetos a UML e o mais importante: vai facilitar o processo de manutenção.
A UML fornece diagramas de modelagem que podem ser utilizados em diversos processos de desenvolvimento de software. Você já deve ter estudado esses diagramas em outro momento, então iremos apenas listá-los abaixo, a título de lembrete. São eles:
| Diagrama de caso de uso |
Utilizado na fase de levantamento de requisitos, análise e design, onde é possível observar as funcionalidades previstas para o desenvolvimento do projeto, bem como os usuários (atores) que utilizarão as funcionalidades do sistema.
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| Diagrama de classes |
Pode ser utilizado na fase de análise, onde se identificam as possíveis classes. O diagrama de classes registra o modelo de domínio da aplicação, o qual contém o relacionamento dos objetos de dados com o sistema. O diagrama mostra cada objeto em detalhe.
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| Diagrama de interação |
Pode ser utilizado na fase de levantamento de requisitos e na fase de design, na qual apresenta o relacionamento entre os objetos do sistema. O diagrama auxilia a equipe de testes na construção de planos e execuções de testes, onde é possível perceber os objetos se interagindo.
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| Diagrama de atividades |
Pode ser utilizado na fase de levantamento de requisitos e na fase de design, serve para identificar os fluxos do processo dentro do sistema. O diagrama apresenta os usuários e as atividades que executarão, permitindo descobrir os perfis de usuários que o sistema irá precisar.
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| Diagrama de implantação |
Elaborado na fase de design para indicar como o sistema deverá ser implantado e como os recursos serão implantados no hardware.
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