De acordo com o relatório de 2010 da agência inglesa Arras People, de gerenciamento de programas e projetos, o scope creep é responsável por 11,8% dos fracassos de projetos.
O processo de levantamento de requisitos deve verificar os objetivos do projeto e todas as particularidades a serem disponibilizadas pelo sistema a ser desenvolvido, com a preocupação de que o sistema atenda às necessidades e expectativas da empresa.
Conforme as aplicações crescem de tamanho, a complexidade tende a aumentar, tornando mais difícil todo o trabalho de desenvolvimento e manutenção. Imagine a situação de manutenção em um sistema sem documentação, ou cuja documentação esteja desatualizada. O risco da empresa que possui sistemas assim e que depende deles para viabilizar o negócio é grande e tende ao fracasso. É fundamental, portanto, ter e preocupação de manter o documento de requisitos atualizado, considerando todas as mudanças ocorridas ao longo do processo.
Com a finalidade de obter o controle sobre os requisitos, desenvolve-se a disciplina de gerenciamento e engenharia de requisitos.