2.1. Planejamento de gerenciamento
Há projetos de extrema importância para as empresas, em detrimento de outros menores e sem grande relevância. Os primeiros merecem maior cuidado e controle mais eficaz em todos os sentidos, incluindo controle e gerenciamento de riscos. Devido à sua importância, o planejamento do gerenciamento de riscos deve ser definido logo no início do projeto, garantindo a execução dos outros processos com sucesso.
Normalmente as equipes realizam reuniões de planejamento para definir o plano de gerenciamento de riscos, que constitui o plano básico para a execução das tarefas relacionadas. Nessas reuniões são definidas todas as responsabilidades relacionadas a riscos, os modelos organizacionais gerais para categorias de risco, probabilidade, impacto e matriz de probabilidade. Também são definidas estratégias para tratamento de riscos.
No planejamento do gerenciamento de riscos, devemos executar todo o planejamento relacionado ao gerenciamento dos riscos do projeto, definindo como serão abordadas, planejadas e executadas as atividades dessa disciplina. Na verdade, em empresas com processos definidos, os gerentes de projeto realizam essas atividades com base em estratégias de gerenciamento de riscos definidas pela empresa para utilização em todos os projetos, considerando a tolerância a riscos da própria organização.