d) Descrição do impacto de risco

O impacto sempre será sobre um aspecto, ou combinação dos aspectos que restringem um projeto, isto é, um risco sempre impactará sobre o prazo e/ou sobre o escopo e/ou sobre o custo e/ou sobre a qualidade. Por esse motivo, recomenda-se não descrever o impacto com frases do tipo “Atraso no cronograma do projeto” ou “Aumento do custo do projeto” pela sua obviedade. Fazendo uma analogia, a descrição do risco é como um sintoma e a descrição do impacto a consequência da doença, provocado pelo sintoma. Exemplo: descrição do risco – febre e dor de cabeça; descrição do impacto – faltar ao trabalho.

Cada risco do projeto impacta de maneiras diferentes. A perda de um recurso humano detentor do conhecimento de todas as regras de negócio da aplicação gera impactos muito maiores do que um computador que possa apresentar problemas e necessite ser substituído. Desse modo, o plano de gerenciamento de riscos deve estipular uma classificação relacionada aos impactos dos riscos do projeto.

O impacto de risco refere-se aos desvios de tempo ou custo do que foi planejado se o risco ocorrer, expresso qualitativamente.

Podemos classificar os impactos do risco nos níveis alto, médio e baixo.

É claro que essas faixas devem ser definidas de acordo com a maturidade e experiência da empresa. Podem existir empresas que considerem um impacto maior que 5% alto. Em algumas empresas consideram 20% de atraso no prazo considerável para replanejar todo o projeto.

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