d) Descrição do impacto de risco
O impacto sempre será sobre um aspecto, ou combinação dos aspectos que restringem um projeto, isto é, um risco sempre impactará sobre o prazo e/ou sobre o escopo e/ou sobre o custo e/ou sobre a qualidade. Por esse motivo, recomenda-se não descrever o impacto com frases do tipo “Atraso no cronograma do projeto” ou “Aumento do custo do projeto” pela sua obviedade. Fazendo uma analogia, a descrição do risco é como um sintoma e a descrição do impacto a consequência da doença, provocado pelo sintoma. Exemplo: descrição do risco – febre e dor de cabeça; descrição do impacto – faltar ao trabalho.
Cada risco do projeto impacta de maneiras diferentes. A perda de um recurso humano detentor do conhecimento de todas as regras de negócio da aplicação gera impactos muito maiores do que um computador que possa apresentar problemas e necessite ser substituído. Desse modo, o plano de gerenciamento de riscos deve estipular uma classificação relacionada aos impactos dos riscos do projeto.
Podemos classificar os impactos do risco nos níveis alto, médio e baixo.
É claro que essas faixas devem ser definidas de acordo com a maturidade e experiência da empresa. Podem existir empresas que considerem um impacto maior que 5% alto. Em algumas empresas consideram 20% de atraso no prazo considerável para replanejar todo o projeto.
Impacto de nível alto é aquele que pode gerar aumentos de prazos e/ou custos superiores a 15% no projeto.
Impacto de nível médio gera aumentos entre 5 e 15% nos prazos e/ou custos.
Impacto de nível baixo gera aumentos inferiores a 5% nos prazos e/ou custos.