A identificação de riscos tem entradas importantes, incluindo:

A equipe deve analisar as premissas do projeto, pois o caráter inexato, inconsistente e algumas vezes incompleto delas pode ocasionar o aparecimento de riscos. As listas de riscos também podem ser desenvolvidas utilizando-se como base informações históricas e conhecimento acumulado a partir de projetos anteriores semelhantes e de outras fontes de informação. Para cada risco identificado precisamos registrar as características descritas no plano de gerenciamento de riscos (identificador, descrição, categoria, descrição do impacto, probabilidade, perda esperada, gatilhos de risco, situação, estratégias e resposta aos riscos).

Durante o ciclo de vida do projeto, o gerente deve monitorar a evolução dos riscos com o auxílio da equipe do projeto, verificando o status dos mesmos, gatilhos que possam acionar planos de contingência, aparecimento de novos riscos e a necessidade de eliminação de outros.

Para a análise de riscos, existem técnicas de mercado que utilizam diagramas. As técnicas com diagramas para estudo de riscos podem incluir:

Copyright © 2014 AIEC.