2.3. Monitoramento
É na elaboração do plano de gerenciamento de riscos que são registradas as respostas a riscos que possam vir a ocorrer, sendo que todo o projeto deve ser monitorado para que se possa estar prevenido para o aparecimento de novos riscos e mudanças no status dos riscos conhecidos. Desse modo, é importante a reunião periódica da equipe para tratar especificamente os riscos do projeto. Essas reuniões devem estar definidas no plano de gerenciamento de riscos e nelas deve-se realizar o monitoramento e controle dos mesmos, realizando-se avaliações e revisões dos atributos dos riscos, probabilidade de ocorrência e impacto dos mesmos. Também se deve verificar os valores dos gatilhos e a efetividade das respostas utilizadas para riscos que vieram a se concretizar. Oportunamente essas informações devem ser atualizadas na planilha de riscos do projeto.
Durante o monitoramento e controle de riscos aplicam-se técnicas, como analise das tendências e da variação, que exigem o uso dos dados de desempenho gerados durante a execução do projeto. Assim como outros processos de gerenciamento de riscos, o processo de monitoramento e controle deve ser executado continuamente durante toda a execução do projeto.
O monitoramento e o controle de riscos devem verificar se as premissas continuam válidas, se houve mudanças no status de riscos na realização de análise de tendências, se estão sendo utilizados procedimentos e políticas válidas no gerenciamento de riscos ou se há necessidade de modificar as reservas relacionadas a riscos do projeto.
|
Os responsáveis pelas respostas a riscos devem relatar periodicamente ao gerente do projeto a eficácia das respostas previstas no plano relatando eventuais efeitos não esperados durante o tratamento e riscos. |