Para o sucesso e o êxito nos projetos, é importante que dediquemos um tempo no projeto para cuidar dos riscos, pois os riscos são as incertezas que podem alterar o resultado do projeto, tanto para o bem como para o mal. Sendo assim os riscos devem ser gerenciados. O processo de gerenciamento de riscos tem a finalidade de tratar e gerenciar riscos de maneira eficaz e subdivide-se em fases: identificação, monitoramento, planejamento de respostas e planejamento de gerenciamento. O gerenciamento ajuda a prevenir problemas maiores com os riscos e podemos perceber o seu grau de importância utilizando o template de impacto e probabilidade. Esse template é uma planilha que possibilita gerar uma fila na ordem de importância.
Mas para que se consiga realizar uma análise dos riscos é necessário primeiramente que o identifiquemos, usando as técnicas de mercado conhecidas, como brainstorming, Técnica Delphi, Entrevistas, Investigação da causa-raiz, Análise SWOT.
Os riscos devem ser monitorados após sua identificação e controlados através da monitoração. Assim monitoramento e o controle de riscos devem verificar sempre se houve mudanças no status dos riscos, ou seja, se foram eliminados ou não.