Nos projetos e empresas de desenvolvimento de software, deve-se eleger um grupo de pessoas para serem responsáveis por controlar os itens de configuração dos projetos, versionamento, armazenamento e recuperação dos mesmos. Esse grupo deve contar com um coordenador de GC. Em empresas menores, costuma-se eleger uma pessoa do projeto para ficar responsável por essas ações, acumulando a função de coordenador.
O papel do grupo de controle de configuração é extremamente importante para os projetos, detendo as responsabilidades de identificação e controle da configuração, realização de revisões e avaliações de configuração, controle e disponibilização de itens de configuração, além do controle daqueles disponibilizados por fornecedores e subcontratados.
O GCC tem as seguintes responsabilidades:
Além dessas responsabilidades, cabe ao GCC criar o repositório de armazenamento de ICs nomeando bibliotecas e linhas de base para o projeto, desenvolvendo e divulgando padrões e procedimentos do controle de ICs.
Considera o levantamento dos itens de configuração a serem controlados no projeto, estabelecimento de estrutura de repositório de armazenamento dos ICs com criação única de identificador para eles. Nessa identificação deve-se verificar os produtos que são dependentes entre si, sendo que a modificação em um poderá acarretar mudanças em outros e em produtos que podem ser compartilhados por mais de um grupo. Existirão documentos não padronizados que deverão ser armazenados pelo gerente do projeto, como mensagens eletrônicas.
XAuxilia na verificação de se mudanças em ICs refletem as mudanças estabelecidas.
XTrata do controle de mudanças propostas e dos impactos das mesmas, participando do processo de aprovação de mudanças.
XO grupo de controle de configuração é responsável pela recuperação de ICs quando solicitados para manutenção e instalação de sistemas.
X