1.1. Controle de mudanças
O controle de mudanças é necessário para que possamos controlar os fatores que geram e originam essas alterações, garantindo que as mudanças sejam benéficas para o projeto ou que pelo menos tragam os menores impactos indesejáveis a ele. Por exemplo, podemos ter uma mudança de requisitos no projeto, uma melhoria, onde será entregue um produto ainda melhor do que o planejado inicialmente. Por outro lado, podemos ter uma mudança na qual o orçamento do projeto seja cortado. Essa mudança deverá ser analisada para se planejar o que será eliminado do projeto para alcançar o novo orçamento, isso pode causar a diminuição do escopo ou da qualidade.
Somente após a análise de impacto e da mudança e aprovação dos envolvidos no projeto uma mudança deve de fato ser realizada. Muitas empresas utilizam um documento que analisa o impacto das mudanças, ele é chamado de Análise de Impacto.
O controle integrado de mudanças pode garantir que apenas mudanças de fato aprovadas por aqueles com o devido conhecimento sejam implementadas. Esse controle administra todas as mudanças aprovadas, determina quando as mudanças vão ocorrer, e deve rever, aprovar e controlar todas as solicitações de mudanças no projeto.