A análise de impactos da mudança é realizada pelo gerente e pela equipe do projeto, pelo cliente e pelo comitê de controle de mudanças, se houver, a partir do formulário de requisição de mudança, que será utilizado durante todo o tratamento da solicitação.
No relatório serão registrados os impactos da mudança e as estimativas de tempo, esforço e custo para implementá-la. Uma análise de impacto relacionado a riscos, qualidade e negócios também é realizada, sendo desenvolvida proposta de solução para atender à mudança solicitada.
Na análise dos impactos, o grupo pode utilizar o plano de projeto de software, o relatório de desempenho do projeto, a estrutura analítica do trabalho, estimativas e planilha de configuração de base do projeto. Outro fator importante é a análise dos impactos da mudança no escopo do projeto. Nessa avaliação de impactos, o gerente deve avaliar os impactos do ponto de vista gerencial, considerando tamanho, esforço, prazos, custos e eventuais benefícios que as mudanças agregam para o projeto. Também devem ser avaliados e registrados no formulário de mudança os impactos relacionados a itens de configuração.