Após a realização da análise de impactos da mudança e seu registro no relatório de acompanhamento de mudança devemos submeter a solicitação à aprovação antes de iniciar seu desenvolvimento. Dessa aprovação participam o cliente, o gerente e a própria equipe do projeto, além de todos os envolvidos impactados pela mudança.
Lembre-se de que mudanças podem acontecer em qualquer parte do ciclo de vida dos projetos, mas devem ser comunicadas e aprovadas por todos os envolvidos impactados e, principalmente, ter a aprovação do cliente .
Podemos definir para o projeto alçadas de aprovação das mudanças. Desse modo, é possível definir níveis de decisão para aprovação de mudanças como as listadas a seguir:
|
|
|
Alçadas significam competências, ou seja, quais pessoas podem aprovar e qual o tipo de aprovação pode fazer.
XPor exemplo, suponhamos que a análise de impacto de uma alteração de escopo solicitada pelo cliente forneceu um acréscimo no custo do projeto e no prazo de desenvolvimento. Não existe problema nenhum em atender a essa solicitação se o mesmo concordar com as alterações e assinar a autorização para implementar a mudança, arcando com o acréscimo nos custos.
X