Outro teste muito comum é o teste psicológico (ou psicotécnico), que são ferramentas que permitem avaliar ou medir as características psicológicas de uma pessoa. As respostas dadas por uma pessoa são comparadas por meio de métodos estatísticos ou qualitativos com as respostas de outros indivíduos que tenham completado o mesmo teste, o que permite realizar uma classificação.
Enfim, existem testes nos mais diferentes ramos de atividades. Vimos nos exemplos anteriores que o teste serve para avaliar algo, podendo servir como forma de prevenção de algum tipo de problema.
Todos ocupamos, em um determinado tempo, a posição de cliente. Somos clientes no restaurante na hora da refeição, quando compramos um DVD, quando compramos um sorvete ou um chocolate. Se encontrarmos algum objeto estranho na comida do restaurante, provavelmente você não voltará mais lá. E o pior, falará com várias pessoas sobre o ocorrido. Um descuido qualquer no preparo do alimento pode trazer consequências trágicas para o restaurante.
É importante que as empresas tenham um processo de qualidade para seus produtos. Esse processo deverá prever testes e verificações em amostras do produto. Em se tratando de softwares, esta é uma regra básica.