O grande desafio das empresas é produzir softwares com qualidade, em um curto espaço de tempo, com baixo custo e atender às expectativas do cliente com o produto desenvolvido, ou seja, atender aos requisitos impostos pelo cliente. Realizar testes dentro do processo de desenvolvimento é de grande importância para o projeto e para a empresa, pois os processos já estão definidos e acompanhados, independente da metodologia adotada.
Os testes têm por finalidade agregar qualidade ao produto podendo também fazer uma medição desta qualidade em relação aos defeitos encontrados.
|
Não necessariamente poucos defeitos deixam o software mais confiável, pois fica a dúvida se os defeitos não encontrados aparecerão mais à frente no projeto. Mas com os testes é possível também antecipar a descoberta de falhas e incompatibilidades, reduzindo assim o custo do projeto. |
As tarefas de teste então definidas no cronograma do projeto de desenvolvimento do software para se obter um nível aceitável da aplicação quando entregue em produção para utilização do cliente. Importante dar mais foco nos testes nos pontos críticos do sistema, os quais são de grande importância para o negócio e que caso não sejam tratados adequadamente, podem gerar prejuízos inestimáveis quando o software estiver na fase de produção. A falta de controle ou excesso de preciosismo por parte da equipe de testes pode tornar os testes onerosos para o projeto e caso a relação custo x benefício não seja interessante para a empresa, pode-se considerar o momento ideal para interrupção dos testes.
No sentido de se tornarem mais competitivas, as organizações de software vêm investindo cada vez mais na qualidade de seus produtos e serviços de software. A qualidade de software está diretamente relacionada a um gerenciamento rigoroso de requisitos, à gerência efetiva de projetos e a um processo de desenvolvimento bem definido, gerenciado e com melhoria contínua. Atividades de verificação e uso de métricas para controle de projetos e processo também estão inseridas nesse contexto, contribuindo para tomadas de decisão e para antecipação de problemas.