Além da prevenção temos também na elaboração da estratégia dos testes a utilização de técnicas de detecção de erros, como por exemplo:

  1. Compilação

  2. No ato da compilação do código, o compilador já identifica se o programa está ou não com algum tipo de erro; o compilador transforma a linguagem de programação em linguagem de máquina.
  3. Revisão por pares (peer reviews)

  4. A revisão por pares é um tipo de avaliação de software em que um produto de trabalho (documento, código ou outro) é examinado pelo seu autor e um ou mais colegas, a fim de avaliar o seu conteúdo técnico e de qualidade. Não é necessário que sejam pessoas do mesmo segmento, mas pessoas que buscam o mesmo resultado. O resultado geralmente é o produto sem defeitos.
  5. Teste e simulação

  6. Toda vez que tiver um produto construído deve ocorrer os testes e simulações antes de entregar para o cliente. Isso é fundamental, todo produto deve ser testado antes da entrega final.
  7. Auditorias

  8. As auditorias fazem parte do controle da Qualidade e são importantes para verificar se o processo de desenvolvimento está sendo seguido conforme previsto no planejamento, pois se presume que, quando o processo ocorre conforme o estabelecido, há grande chance de o produto ter o resultado esperado. Durante a auditoria, ao se constatar algum desvio, é gerado um relatório para correção. Como já estudado anteriormente, o processo define o caminho, o meio e os papéis das pessoas que irão executar. O processo antes de ser implantado é estudado e definido, geralmente, pela Qualidade com o apoio da organização.
  9. Verificações

  10. As verificações do processo de qualidade analisam o processo de teste em um determinado projeto, se está de acordo ou não com o processo definido. Algumas empresas aprofundam essas verificações, observando detalhes dos testes como, por exemplo, conteúdo de documentos. A documentação analisada faz parte do processo de teste, como o Plano de teste, Roteiros de testes, casos de testes, dentre outros. Os documentos mostram como serão realizados os testes e o que será testado, além das ferramentas que serão utilizadas. A verificação é muito semelhante à auditoria, só que tem objetivo de correção ou serve, em alguns casos, como uma preparação para a auditoria.
Copyright © 2014 AIEC.