3.1 - Processo de testes e ferramentas

Dentro do processo de desenvolvimento de software existem ciclos de testes. O ciclo de teste é caracterizado por atividades que visam garantir a qualidade do produto final. A busca pelo aumento da qualidade ressalta a importância dos testes no desenvolvimento de software. Porém, teste de software não é uma atividade trivial, exige conhecimentos, procedimentos e infraestrutura específicos, como ferramentas apropriadas para agilizar o andamento dos testes.

No ciclo de desenvolvimento de softwares, a realização de testes tem espaço desde a fase de design até o lançamento do produto. Eles conferem confiabilidade ao software, reorientam o desenvolvimento do design e do código, e poupam gastos desnecessários, quando detectam erros nas fases iniciais do desenvolvimento de um software.

A necessidade e a importância dos testes aumentam de acordo com o tipo de uso que o software terá – os que podem causar danos à vida humana ou levar a grandes perdas financeiras são críticos e devem ser disponibilizados para uso apenas após um processo de testes criterioso. Além disso, quanto mais precoce a detecção de falhas ocorre, menores os gastos do projeto com reparos e replanejamento.

É por esse motivo que a utilização de ferramentas de suporte a testes tem se tornado uma regra no desenvolvimento de software. A IBM Rational possui um conjunto de ferramentas para gerenciar, realizar e controlar os testes e é utilizado em grandes companhias, que estão interessadas em melhorar o processo de testes como um todo.

Os testes também fazem parte dos procedimentos seguidos para garantir a qualidade do processo de desenvolvimento de softwares, através de certificações concedidas por organizações que avaliam o processo considerando modelos de qualidade, como o CMMI (Capability Maturity Model Integration) e a ISO-12207.

Copyright © 2014 AIEC.