Os testes estão presentes em vários produtos que utilizamos: a carteira de motorista é um exemplo. Testes são feitos em linha de produção de carros e testes mais específicos ajudam os alunos a decidirem o futuro profissional.
No mesmo contexto temos os testes de software, que tentam garantir softwares mais confiáveis antes da entrega para o cliente. Para isso é importante que se tenha uma estratégia para a execução dos testes do software.
Teste de software é a atividade realizada ao longo do desenvolvimento, que verifica se o software e seus componentes atendem às suas especificações. Esses testes são uma garantia de que o sistema foi desenvolvido corretamente e que este possui as características de qualidade esperadas.
A atividade de teste pode demonstrar falhas que são causadas por defeitos, enquanto a depuração é uma atividade de desenvolvimento que repara o código e checa se os defeitos foram corrigidos corretamente para, então, ser feito um teste de confirmação por um testador com a intenção de certificar se o mesmo foi eliminado.
Para executar o teste com melhor efetividade é fundamental que a empresa tenha um plano de teste com processos definidos e utilize ferramentas de apoio. Também é importante criar um ciclo de teste, que é caracterizado por atividades que visam garantir a qualidade do produto final.
O teste é a última oportunidade de detectar erros antes de colocar o sistema em produção, por isso não pode relaxar nesse momento importante. O que não for detectado poderá ocorrer na hora da execução pelo usuário, aí pode gerar uma desconfiança sobre o software disponibilizado.