Para que realizemos os testes no projeto ou no sistema temos que ter um local adequado para essa finalidade. As empresas utilizam os ambientes de testes para realizar todos os testes necessários antes da entrega do produto.
Os ambientes de testes devem ser definidos pelo nível de testes a ser executado, ou seja, quanto maior o nível, mais o ambiente de teste deverá ser capaz de reproduzir as características do ambiente de produção.
É possível ter mais de um ambiente para teste, o que vai depender da criticidade do sistema. Geralmente, sistemas bancários possuem mais de quatro ambientes para testes. Para esses sistemas, que são críticos, deve-se executar o máximo de testes possíveis, ou seja, um nível elevado de testes. Sistemas menos importantes para a organização podem ter testes mais brandos. Tudo depende das necessidades e importância do projeto.
O ambiente de testes deve ser isolado, com processamento independente e características similares ao ambiente de desenvolvimento e produção e deve ser restrito à equipe de testes para garantir a integridade dos testes realizados.
Veremos os níveis ou etapas de testes mais para frente nesse módulo.
| Ambiente de desenvolvimento | Ambiente de teste | Ambiente de produção |