3.5 – O fator experiência na execução dos testes
O desenvolvimento dos testes com base na experiência usa o conhecimento e a intuição do engenheiro de testes e usuários experientes para a determinação das condições de teste e a criação de casos de testes.
Engenheiros de testes experientes na área do software têm mais facilidade em imaginar cenários em que o produto possa apresentar vulnerabilidade. E o envolvimento de usuários enriquece o Plano de Testes, pois eles têm outra perspectiva do software e das necessidades que ele deve atender.
Para testes de sistemas de baixo risco essa técnica costuma ser a única usada. Nos demais casos, ela é complementar às demais, e muito útil quando não há uma especificação de software bem definida. Neste caso é possível valer-se de ferramentas de gerenciamento de ciclo de vida e defeitos, como o Rational Team Concert e o Rational Quality Manager, que fornecem informações valiosas sobre o histórico do desenvolvimento do projeto. Essas informações podem ser utilizadas para a criação de casos de teste focados nas áreas críticas onde houve maior volume de defeitos, por exemplo.
É possível também fazer comparações entre versões diferentes de um mesmo software sob a perspectiva do desempenho, utilizando o Rational Performance Tester.