Vale ressaltar que a fase do ciclo de vida do projeto é onde geralmente se consome a maior parte dos recursos financeiros e humanos em nível mundial. E a manutenibilidade é a que menos atenção recebe quando estamos planejando o desenvolvimento de um software.
A palavra manutenibilidade é relativamente nova. Esse termo, considerado “técnico”, sequer consta na maioria dos dicionários, mas vem ganhando destaque no meio da tecnologia da informação, justamente pelo motivo que move as organizações: custo da manutenção.
Pensar em manutenibilidade durante o desenvolvimento de um software, é pensar em atributos que irão facilitar a implementação de modificações e, provavelmente, permitirão minimizar um problema constante da área de Tecnologia da Informação: pessoas que desenvolvem um único projeto e ficam permanentemente na fase de manutenção deste produto. Elas ficam impossibilitadas de atuar em novos projetos, porque não conseguem produzir documentação que facilite a inserção de outros técnicos para ajudar neste trabalho.