3.1 - Dificuldades na manutenção
As dificuldades na manutenção do software dependem de vários fatores, elencaremos os três principais:
- Tamanho do Sistema
Conforme o tamanho da aplicação, a manutenção pode levar meses, tempo em que poderia ser iniciado outro sistema. O que agrava nesse caso é quando a aplicação interage com outros sistemas, que são os relacionamentos externos da aplicação. Por exemplo, o sistema administrativo da empresa se relaciona com o sistema do RH (Recursos Humanos), conforme a manutenção no sistema administrativo pode afetar o relacionamento com o sistema de RH. Outro caso é se o sistema administrativo necessitar de mais informações das pessoas que trabalham na empresa. Caso essa informação não esteja contida no sistema de RH, muito provavelmente a manutenção ocorrerá nos dois sistemas, no administrativo para receber a informação e no sistema de RH para adaptar a necessidade do sistema administrativo.
- Idade do Sistema
Sistemas antigos usavam tecnologias antigas e grande parte não era documentado. Nesses casos temos um grande problema para tratar, o que pode levar meses para entender como o sistema foi construído e como será manutenido. Uma possível solução pode ser desenvolver um novo sistema.
- Experiência e Conhecimento dos Mantenedores
O conhecimento do sistema no momento da manutenção diminui o impacto de uma mudança. Uma pessoa experiente e com conhecimento da aplicação não realizará a manutenção com risco de afetar outras funcionalidades. Sistemas antigos principalmente, geram muitos impactos na sua manutenção quando ela é realizada por pessoas sem conhecimento e experiência na aplicação. Esses impactos podem causar prejuízos para a empresa. Prejuízos não são somente financeiros, podem estar relacionados com a imagem da empresa. Atualmente é muito trabalhosa a manutenção desses sistemas antigos, pois muitos deles não possuem a documentação e os técnicos que desenvolveram já estão, em sua maioria, inativos.
Copyright © 2014 AIEC.