2 - O sistema ISO

O sistema ISO - International Organization for Standardization - nasceu nas indústrias de produção seriada e massificada pela necessidade de manter-se a perfeita padronização das peças e produtos, intermediários e finais, fabricados evitando assim o retrabalho e maiores custos de produção.

Com isto passou-se a utilizar o termo conformidade como sendo a certificação de que determinado produto, em sua cadeia produtiva, cumpriu todas as etapas de fabricação e sofreu todas as alterações e modificações da mesma maneira e forma que os demais produtos da linha de produção.

O padrão ISO sugere que, com a melhoria contínua da qualidade do processo de software, é possível melhorar a qualidade dos produtos resultantes. Processos bem estabelecidos incorporam mecanismos sistemáticos para acompanhar o desenvolvimento e avaliar a qualidade, no geral, conduzem a produtos de qualidade.

Por exemplo, quando se diz que um fabricante de eletrodomésticos é uma empresa certificada ISO 9001, não se está garantindo que todos os eletrodomésticos por ele produzidos sejam de qualidade, mas, sim que ele tem um bom processo produtivo, o que deve levar a produtos de qualidade.

Segundo a norma ISO 9000, qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes a um produto, processo ou sistema cumpre os requisitos inicialmente estipulados para estes, podendo ser vista como a conformidade aos requisitos do projeto.
Copyright © 2014 AIEC.