2.1- ISO 12207 – Processos de ciclo de vida de software
Esta Norma estabelece uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software, com terminologia bem definida, que pode ser referenciada pela indústria de software.
Esta norma também provê um processo que pode ser utilizado para definir, controlar e melhorar os processos de ciclo de vida de software.
A norma ISO 12207 institui uma arquitetura de alto nível do ciclo de vida de software, que é construída a partir de um conjunto de processos e seus inter-relacionamentos. Os processos são descritos tanto em nível de propósito/saídas como em termos de atividades.
A ISO 12207 não possui qualquer ligação com métodos, ferramentas, treinamentos, métricas ou tecnologias empregadas. Esta determinação é útil para permitir que a norma seja utilizada mundialmente e possa acompanhar a evolução da engenharia de software nas diversas culturas organizacionais.
|
A norma pode ser utilizada com qualquer modelo de ciclo de vida, método ou técnica de engenharia de software e linguagem de programação. Essa flexibilidade é uma característica importante: as atividades e tarefas do processo de ciclo de vida do software especificam "o que fazer" e não "como fazer". |