3 - Garantia da Qualidade de Software

O processo de garantia da qualidade é um processo para fornecer garantia adequada para que os processos e produtos de software, no ciclo de vida do projeto, estejam em conformidade com seus requisitos especificados e sejam aderentes aos planos estabelecidos.

Para ser imparcial, a garantia da qualidade necessita ter autoridade e autonomia organizacional, independente das pessoas diretamente responsáveis pelo desenvolvimento do produto de software ou pela execução do processo no projeto.

Nas empresas, a garantia da qualidade é um conjunto de atividades planejadas e sistemáticas, implementadas com base no sistema da qualidade da organização, a fim de prover a confiança de que o projeto irá satisfazer padrões relevantes de qualidade.

As atividades de garantia da qualidade de software são focadas na prevenção de defeitos e problemas, que podem surgir nos produtos de trabalho. Definição de padrões, metodologias, técnicas e ferramentas de apoio ao desenvolvimento fazem parte desse contexto.

As atividades de garantia da qualidade são apoiadas pelas seguintes informações, que representam as entradas do processo:

Veremos cada um desses itens a seguir.

Copyright © 2014 AIEC.