3.1- Plano da Qualidade de Software

O plano da qualidade é a ferramenta básica que direciona todas as atividades de garantia da qualidade e deve ser utilizado efetivamente ao longo do desenvolvimento do projeto.

O plano da qualidade é o produto principal do processo de planejamento da qualidade de software. Compreende informações sobre como a equipe de qualidade irá garantir o cumprimento da política de qualidade, no contexto do programa ou projeto a ser desenvolvido, podendo ser detalhado ou geral, dependendo das características do projeto.

Pode ser um documento específico ou parte do plano do projeto e deve ser utilizado como base do gerenciamento ao longo de todo o ciclo de vida do projeto.

O planejamento e o gerenciamento da qualidade são de fundamental importância no contexto do desenvolvimento de software. Desde o início de um projeto, a qualidade deve ser vista como um fator crítico para o sucesso do software e deve ser considerada no planejamento e gerenciamento do mesmo.

O processo de planejamento da qualidade de um projeto compreende a identificação de quais padrões são relevantes para o projeto e a determinação de como os satisfazer. Esse processo deve ser executado em paralelo ao planejamento do projeto como um todo, uma vez que as atividades de qualidade planejadas influenciam na estimativa de esforço e no custo do projeto como um todo.

No contexto do desenvolvimento de software, o planejamento da qualidade deve incluir a documentação das atividades de prevenção e detecção de defeitos, tais como auditorias, inspeções, teste, coleta de métricas, além do uso de padrões e descrição do processo de software adotado.

Copyright © 2014 AIEC.