A garantia da qualidade de software está fortemente relacionada a atividades de verificação e validação estando presentes em todo o ciclo de vida do software. A qualidade de software é uma área da Engenharia de Software que objetiva garantir essa qualidade pela definição de processos de desenvolvimento. É necessário, pois, que a qualidade seja incorporada ao produto ao longo de todo o processo de desenvolvimento.
Segundo a norma ISO, o conceito de qualidade está associado ao perfeito cumprimento das especificações técnicas de determinado produto. A norma 12207 estabelece processos, atividades e tarefas que servem para ser aplicadas durante a aquisição de um sistema que contém software, de um produto de software independente ou de um serviço de software, e durante o fornecimento, desenvolvimento, operação e manutenção de produtos de software.
As atividades de garantia da qualidade de software são focadas na prevenção de defeitos e problemas, que podem surgir nos processos de trabalho.
As atividades de garantia da qualidade são apoiadas por informações, que representam as entradas do processo, tais como o Plano da Qualidade de Software e os Resultados de medições de qualidade. O plano da qualidade é a ferramenta básica que direciona todas as atividades de garantia da qualidade e deve ser utilizado efetivamente ao longo do desenvolvimento do projeto. Já os resultados de medições são métricas coletadas e consolidadas, a partir das atividades de controle da qualidade e devem ser utilizadas para análise e subsídio para melhoria do processo no âmbito do projeto, assim como no âmbito organizacional.
A garantia da qualidade consiste, então, em todas as atividades planejadas e sistemáticas que são implementadas dentro do sistema de qualidade buscando assegurar que o projeto irá satisfazer os padrões relevantes de qualidade.