Nesses tempos em que a competitividade nunca esteve tão alta, é necessário que os processos de produção de software sejam mais eficientes. O desafio é garantir o equilíbrio entre qualidade e produtividade. As empresas necessitam desenvolver-se no sentido de oferecer aos clientes, cada vez mais, produtos e serviços que os satisfaçam, mantendo-se sempre atentas às novas exigências do mercado e às armas do concorrente. Neste contexto, o fator qualidade tem sido considerado fundamental para o sucesso de qualquer organização. O termo qualidade no contexto organizacional é em geral relacionado a uma série de aspectos, tais como normalização e melhoria de processo, medições, padrões e verificações entre outros.
Dessa forma, entende-se que o caminho para a excelência do software brasileiro também passa pela qualidade. Assim, avaliar os indicadores de qualidade e produtividade bem com difundir as novas tecnologias é um dos pilares para a consolidação da qualidade do software no Brasil. O MPS-BR é uma referência de busca e evolução dessa Qualidade.
Nos últimos anos, com a crescente demanda por sistemas mais eficazes e de baixo custo, somado ao surgimento de um mercado sem limites de competitividade, a qualidade tornou-se um aspecto fundamental a qualquer organização.
O MPS.BR é um programa mobilizador que foi criado em 2003 pela Softex para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras. A iniciativa foi responsável pelo desenvolvimento do Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS-SW), que levou em consideração normas e modelos internacionalmente reconhecidos, boas práticas da engenharia de software e as necessidades de negócio da indústria de software nacional.
<<Fechar