Ao longo dos anos, foram desenvolvidas algumas das técnicas conhecidas como ferramentas da qualidade que permitem o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões. A classificação das ferramentas pode variar de acordo o autor ou com a classificação, mas aqui mencionaremos apenas as sete ferramentas básicas da qualidade. São elas:
- Folha de coleta de dados ou Lista de Verificação
Usada quando se pretende coletar dados com base em observações amostrais a fim de determinar um modelo.
- Diagrama de Pareto
Empregado para se identificar quais os itens responsáveis pela maior parcela de erros ou problemas.
- Estratificação
É a separação dos dados em conjuntos menores que estejam fortemente relacionados.
- Diagrama de Causa e Efeito
Também chamado de “espinha de peixe” ou “diagrama de Ishikawa”, ele serve para facilitar a identificação da relação entre causas e efeitos.
- Histograma
É uma representação de dados quantitativos por classes de frequência.
- Diagrama de dispersão
Permite a identificação de qualquer tendência de variação conjunta entre variáveis.
- Gráfico de Controle
Permite a melhor visualização do comportamento de um processo/atividade com relação à variação para identificar se determinado comportamento é ou não é previsível.
Copyright © 2014 AIEC.