Ao longo dos anos, foram desenvolvidas algumas das técnicas conhecidas como ferramentas da qualidade que permitem o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões. A classificação das ferramentas pode variar de acordo o autor ou com a classificação, mas aqui mencionaremos apenas as sete ferramentas básicas da qualidade. São elas:

  1. Folha de coleta de dados ou Lista de Verificação

  2. Usada quando se pretende coletar dados com base em observações amostrais a fim de determinar um modelo.
  3. Diagrama de Pareto

  4. Empregado para se identificar quais os itens responsáveis pela maior parcela de erros ou problemas.
  5. Estratificação

  6. É a separação dos dados em conjuntos menores que estejam fortemente relacionados.
  7. Diagrama de Causa e Efeito

  8. Também chamado de “espinha de peixe” ou “diagrama de Ishikawa”, ele serve para facilitar a identificação da relação entre causas e efeitos.
  9. Histograma

  10. É uma representação de dados quantitativos por classes de frequência.
  11. Diagrama de dispersão

  12. Permite a identificação de qualquer tendência de variação conjunta entre variáveis.
  13. Gráfico de Controle

  14. Permite a melhor visualização do comportamento de um processo/atividade com relação à variação para identificar se determinado comportamento é ou não é previsível.
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