Com relação à avaliação da eficácia da implementação de um sistema da qualidade e a determinação do grau com o qual os objetivos do sistema estão sendo atingidos, as auditorias possuem diferentes responsáveis para realização das atividades e podem ser classificadas como:

Auditoria interna (Primeira parte) Realizada por uma organização sobre si mesma.
Auditoria externa (Segunda parte) Conduzida por uma organização sobre uma outra, para fins da organização condutora da auditoria.
Auditoria externa (Terceira parte) Realizada por uma terceira parte, independente, sem interesse nos resultados da auditoria.

Nessa terceira classe, incluem-se as auditorias de certificação, as quais podem ser:

Como resultado das auditorias, um relatório é fornecido a gerentes e supervisores da área auditada. Isso permite que todas as atividades de auditorias fiquem as mais visíveis possíveis, possibilitando a identificação, execução e o acompanhamento de ações corretivas (identificando os respectivos responsáveis).

A implementação dessas ações corretivas indicadas constituirá uma área-chave para a atenção em auditorias subsequentes. A ideia é utilizar os resultados da auditoria para induzir à melhoria do sistema.

Copyright © 2014 AIEC.