As avaliações auxiliam a organização a melhorar, através da identificação de problemas críticos e estabelecimento de ações de melhoria, com foco em revisão e não em auditoria. Elas têm como objetivos a aquisição de conhecimento sobre como a organização trabalha, a fim de Identificar os principais problemas e recomendar ações.
A condução e sucesso de uma avaliação da qualidade estão relacionados à garantia de algumas premissas, conforme relacionadas a seguir:
Assim como as auditorias, as avaliações precisam ser bem planejadas e geram como produto principal um documento. Esse documento compreende os resultados das avaliações realizadas durante o período de avaliação, apontando pontos fracos e fortes, identificados durante os trabalhos.
Uma característica interessante das avaliações internas é que elas são conduzidas por um grupo de pessoas, diferente das auditorias, que em geral são conduzidas por um ou dois auditores.
Toda avaliação segue um modelo que serve como base para a avaliação do processo em foco. O MPS-BR e o CMMI são bons exemplos de modelos que servem de base para essas avaliações;
<<FecharNaturalmente, muitas informações são analisadas criticamente e, dessa forma, expostas à equipe condutora. Assim, a confidencialidade é premissa básica para que a organização submetida à avaliação esteja totalmente à vontade para expor os dados que forem necessários para uma conclusão segura;
<<FecharO compromisso da alta direção da organização que está sendo avaliada é fundamental para respaldar os resultados e garantir a execução de ações corretivas;
<<FecharCada organização tem cultura própria. É essencial que se leve em consideração a cultura organizacional e a liberdade de escolha com relação à forma de execução de algumas atividades.
<<Fechar