As revisões formais são verificações normalmente adotadas para a garantia de produtos de software, podemos citar as seguintes:
- Revisões técnicas
Essas revisões têm o objetivo de avaliar artefatos específicos para verificar se eles estão de acordo com os respectivos padrões e especificações e se eventuais modificações nos artefatos foram efetuadas de maneira correta. Em geral, as revisões técnicas são aplicadas a documentos - como o Documento de Requisitos, artefatos técnicos de análise e projeto, Projeto de Teste - com objetivo principal de verificar a aderência dos artefatos revisados aos padrões adotados pelo projeto, assim como aspectos que interferem na qualidade, como completude, precisão, consistência, facilidade de manutenção e verificação, entre outros aspectos.
- Revisões por pares
Têm o objetivo principal de identificação e remoção de defeitos. É obrigatória a geração de uma lista de defeitos, com classificação padronizada, requerendo-se a ação dos autores para remoção desses defeitos. Em geral, são aplicadas aos artefatos de desenho, implementação e testes, focalizando a correção destes em relação aos respectivos padrões e especificações, enquanto as revisões técnicas têm maior enfoque na qualidade da documentação.
- Revisões Gerenciais
São conduzidas pelo gerente de um projeto, com os objetivos principais de avaliar os problemas técnicos e gerenciais do projeto, assim como o seu progresso em relação aos planos. Em geral, pelo menos uma revisão gerencial deve ser realizada ao final de cada iteração. Conforme a política adotada de controle de projetos, elas podem ser também realizadas por período (por exemplo: semana, quinzena ou mês). Finalmente, são aplicáveis a alguns documentos que não requerem, normalmente, uma revisão técnica, por serem de natureza gerencial, ou como revisão preliminar de documentos que serão submetidos a revisões técnicas ou revisões de apresentação ao cliente.