3.1- CMMI
O CMMI é um modelo de maturidade para desenvolvimento de software criado pelo SEI a partir da união de diversas avaliações do CMM.
O modelo CMMI é estruturado em termos de áreas de processos que consiste em práticas relacionadas coletivamente satisfazendo um conjunto de objetivos, oferecendo duas formas de abordagem diferentes para a melhoria de processos, conhecidas por modelo em estágio e modelo contínuo.
- O modelo por estágio descreve a ordem para a implementação de cada área de processo de acordo com os níveis de maturidade, definindo um caminho de melhoria para a organização de um nível Inicial até o nível Otimizado.
- Já o modelo contínuo oferece uma abordagem mais flexível para a melhoria dos processos, permitindo à organização melhorar a qualidade de um processo específico ou trabalhar em diversas áreas de forma alinhada aos objetivos de seu negócio.
Em relação à avaliação de processos tendo por base o CMMI, pode-se utilizar o método de avaliação padrão para melhoria de processo, o SCAMPI – Standard CMMI Appraisal Method for Process Improvement.
O SCAMPI – Standard CMMI Appraisal Method for Process Improvement consiste em agrupar evidências objetivas que são coletadas pelo uso de instrumentos, apresentações, documentos, reuniões e entrevistas, que possibilitem a detecção de pontos fortes e fracos de uma organização, além de poder ser usado para fornecer uma classificação referente ao nível CMMI em que a organização se encontra.
Copyright © 2014 AIEC.