Imaginem alunos, dois alunos do curso, um que mora no Sul e o outro que mora no Sudeste.
Hoje esses alunos resolveram fazer um bolo para o café da tarde. O aluno do Sul começa a colocar os ingredientes em uma forma e começa a misturar imediatamente usando a sua intuição: um copo de leite mais ou menos cheio, um pouco de açúcar, farinha mais ou menos quatro xícaras, dois ovos e fermento um pouquinho. Mistura tudo e coloca em uma forma e liga o forno. O aluno do Sudeste resolve fazer o bolo seguindo uma receita, então ele já liga o forno e deixa esquentando, mistura os ingredientes secos primeiro conforme as medidas da receita, separa a clara do ovo da gema, inclui a gema na mistura e por último coloca a clara batida em neve. Após esses procedimentos coloca no forno. Após 50 minutos temos o resultado dos bolos. O bolo do aluno que seguiu a receita (processo) retirou um bolo bonito, fofo e muito gostoso. O aluno do sul teve um resultado diferente, o bolo estava solado (duro), não cresceu e o gosto estava bom, mas não como o bolo do aluno do sudeste.
O bolo do aluno da região sudeste foi um sucesso! O aluno do Sul resolveu fazer seu bolo sem nenhum procedimento ou processo definido. Produzir algo assim pode dar certo, mas as chances de fracasso são imensamente maiores. Já o aluno do sudeste usou um processo: uma receita que apresentava o procedimento para fazer o bolo de chocolate. Supondo que o aluno do sudeste fosse apaixonado por bolo de chocolate e tivesse a receita na sua cabeça, mesmo assim ele estaria usando um processo, porém de forma informal. O bolo do aluno do sudeste poderia ter dado errado também, mas as chances de sucesso são sem dúvida muito maiores.
Pode ser que você não entenda nada de bolos, mas este exemplo banal demonstra a importância de se ter processos bem estruturados.
|
Na indústria de software, como em qualquer outra empresa, ter processos bem definidos traz maiores garantias de que os produtos serão entregues de forma a cumprir prazos, custos e com seus requisitos cumpridos. |
As tentativas de trazer ordem ao caos não são recentes, porém não há como negar que o caminho a percorrer ainda é longo. Grande parte da produção de software em nível mundial ainda se faz de forma totalmente artesanal.