A necessidade de inovação constante obriga as empresas a estarem informadas, atualizadas, informatizadas e dispostas a modificar seus produtos e serviços sempre. A sobrevivência impõe a elas a adoção de processos de melhoria contínua e inovação.

Esse, aliás, é um tema amplo que vem sendo cada vez mais discutido, sobretudo no contexto empresarial. Mas, afinal, o que é inovação?

Segundo o SEBRAE, inovação é:

O ato de atribuir novas capacidades aos recursos existentes em uma empresa para gerar riqueza.

Já para o especialista Romeu Kazumi Sassaki, inovação é:

A implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um no método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

O processo de inovação compreende diversas atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras, comerciais e mercadológicas. Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que proporcione um impacto significativo para o cliente e para a organização.

Para o entendimento do nosso conteúdo, não nos prenderemos a conceitos, mas é importante perceber que, devido ao dia a dia intenso imposto às organizações - no mesmo instante em que um produto novo está sendo lançado no mercado, outro já deve estar em fase de testes e outro ainda deverá estar sendo criado – é fundamental que cada projeto seja cuidadosamente planejado pelo gerente de projetos e sua equipe.

Copyright © 2014 AIEC.