2 - Gerência de projetos

Gerenciar projetos não é uma tarefa fácil, mas muito desafiante. Construir projetos é concretizar necessidades que foram planejadas e executadas para gerar lucros, serviços e principalmente atrair novos clientes, sempre tentando manter os clientes atuais.

Devido à sua complexidade e importância, a implantação de projetos não é uma atividade muito fácil e exige grande conhecimento do gerente de projetos, habilidades específicas, comprometimento e alguma experiência.

Quando se fala de projetos pensa-se logo em algo grande, trabalhoso, mas não é bem assim, pois tudo depende da importância dada ao projeto. Por exemplo, podemos tratar a conquista de um (único) determinado cliente como um projeto, ou definir a conquista de “x” clientes como um projeto. Esse exemplo mostra como se pretende alcançar os objetivos na empresa. Um único cliente pode trazer retornos para a empresa, que vários não trarão, assim podem ser dados o tratamento e a estratégia adequada.

A gestão correta dos projetos só traz benefícios para a organização e o gerente de projetos deve ter habilidade diante de resolução de problemas e de tomadas de decisões, sobretudo para dar o devido tratamento a suas causas e efeitos, sempre tendo como base o histórico da organização.

Chamamos de base histórica as informações e experiências sobre o passado da organização. Essa base histórica possibilita à organização desenvolver uma visão do futuro, para se estabelecer estratégias, motivando e inspirando os esforços da equipe, evitando, assim, cair nos mesmos erros do passado, o que pode gerar insatisfação e desânimo da equipe alocada do projeto.
Copyright © 2014 AIEC.