1 - Diagramas e requisitos da disciplina UML

Nesta disciplina iremos tratar sobre a UML - Unified Modelling Language.

A UML, em português, Linguagem de Modelagem Unificada é uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de software orientados por objetos.

A UML não é um método de desenvolvimento, o que significa que não lhe diz como será a interface (telas) do sistema, ou mesmo como programá-lo, mas ajuda a visualizar as principais características, grupos de funcionalidades e como os componentes do sistema se comunicam.

A UML é oficialmente composta por quatorze diagramas que representam as diferentes visões, partes e características de um sistema de software. Assim como podemos ter um mapa geográfico, um mapa geopolítico, um mapa hidrográfico, um mapa agropecuário e um mapa de altitudes que representam cada um uma visão diferente sobre o mesmo assunto, cada diagrama da UML também permite compreender o sistema sobre aspectos diferentes.

Os diagramas definidos na UML 2.0 são:

  1. Diagrama de Caso de Uso;
  2. Diagrama de Classe;
  3. Diagrama de Objetos;
  4. Diagrama de Sequência;
  5. Diagrama de Máquina de Estados;
  6. Diagrama de Atividade;
  7. Diagrama de Componente;
  8. Diagrama de Implantação;
  9. Diagrama de Pacotes;
  10. Diagrama de Estruturas Compostas;
  11. Diagrama de Visão Geral de Interação;
  12. Diagrama de Comunicação;
  13. Diagrama de Tempo;
  14. Diagrama de Perfil.

Diagrama de Caso de Uso

Representa as pessoas e/ou usuários do sistema (chamados de atores), as situações de uso/funcionalidades do sistema (chamados de casos de uso), e seus relacionamentos. Basicamente, representa quais serviços (funcionalidades) o sistema deve oferecer aos usuários.

X

Diagrama de Classe

Representa as classes e os relacionamentos entre elas. Cada classe representa um conjunto de informação e/ou funcionalidades de um objeto (um item do sistema). Em outras palavras, representam o conteúdo de dados e funcionalidades que são utilizados e manipulados dentro do sistema.

X

Diagrama de Objetos

Representa uma condição específica ou um exemplo. São normalmente utilizados para representar uma configuração específica do sistema, o que é muito usado na realização de testes ou chamadas operacionais.

X

Diagrama de Sequência

Representa os objetos e uma sequência lógica de evolução das informações e funcionalidades em um determinado contexto. Foca na troca de mensagens entre um grupo de objetos e a sequência das mensagens.

X

Diagrama de Máquina de Estados

Representa os estágios (ciclo de vida) de um objeto à medida que ele evolui em um sistema.

X

Diagrama de Atividade

Representa os acontecimentos (atividades e mudanças) de acordo com os eventos ocorridos em alguma parte do sistema. Utilizado para representam o fluxo de dados e o fluxo de controle. Captura o fluxo entre objetos interligados.

X

Diagrama de Componente

Representa os componentes de programação de alto nível. Mostram a organização e o relacionamento entre os entregáveis (pacotes) do sistema.

X

Diagrama de Implantação

Representa a arquitetura de execução do sistema, composta por todos os componentes do sistema e seus relacionamentos. Contempla, por exemplo, a plataforma de hardware, os artefatos de software, o ambiente de software (como máquinas virtuais ou sistemas operacionais).

X

Diagrama de Pacotes

Representam os componentes do sistema que estão associados em partes maiores para futura distribuição.

X

Diagrama de Estruturas Compostas

Representa como determinado pedaço do projeto foi feito. É especialmente útil em projetos muito complexos de estruturas compostas (baseadas em vários componentes integrados).

X

Diagrama de Visão Geral de Interação

Representa vários cenários possíveis e suas ações (um grupo de elementos trabalhando juntos para alcançar um objetivo).

X

Diagrama de Comunicação

Representa as mensagens entre um grupo de objetos e o relacionamento entre eles.

X

Diagrama de Tempo

Representa as mudanças e o relacionamento delas com o tempo sob a ótica do funcionamento real da aplicação. Este diagrama é raramente utilizado.

X

Diagrama de Perfil

Representa as diferentes versões das funcionalidades disponibilizadas pela aplicação de acordo com perfis distintos de usuários. Este diagrama é raramente utilizado.

X
Copyright © 2014 AIEC.