1.2. Tipos de diagramas
Na UML há basicamente três tipos de diagramas:
Outra forma de se organizar os diagramas é de acordo com suas características essenciais:
| Diagramas estáticos | Diagramas dinâmicos | Diagramas funcionais |
|---|---|---|
| Representam as funcionalidades do sistema que não mudam com o tempo. Esta categoria é similar aos diagramas estruturais. | Representam como o sistema evolui (se comporta) com o tempo. Essa categoria envolve os diagramas de estado e de tempo. | Representam os detalhes dos comportamentos e os algoritmos, ou seja, como o sistema realiza o comportamento esperado. Essa categoria inclui os diagramas de caso de uso, de interação e de atividades. |
São aqueles que representam a estrutura do software, independente das funcionalidades do sistema. Por essa razão, eles normalmente não mudam com a evolução do sistema (manutenção evolutiva). Estão intimamente ligados à tecnologia empregada no projeto.
XSão aqueles que representam como o sistema reponde a uma chamada ou como ele se comporta ao longo do tempo.
XEsses diagramas são um tipo especial de diagramas de comportamento. Esses diagramas representam a colaboração (troca de mensagens) entre os componentes do projeto, ou mesmo com o projeto e outros sistemas adjacentes (integrados e/ou relacionados).
X