1.2. Tipos de diagramas

Na UML há basicamente três tipos de diagramas:

Outra forma de se organizar os diagramas é de acordo com suas características essenciais:

Diagramas estáticos Diagramas dinâmicos Diagramas funcionais
Representam as funcionalidades do sistema que não mudam com o tempo. Esta categoria é similar aos diagramas estruturais. Representam como o sistema evolui (se comporta) com o tempo. Essa categoria envolve os diagramas de estado e de tempo. Representam os detalhes dos comportamentos e os algoritmos, ou seja, como o sistema realiza o comportamento esperado. Essa categoria inclui os diagramas de caso de uso, de interação e de atividades.

Diagramas estruturais

São aqueles que representam a estrutura do software, independente das funcionalidades do sistema. Por essa razão, eles normalmente não mudam com a evolução do sistema (manutenção evolutiva). Estão intimamente ligados à tecnologia empregada no projeto.

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Diagramas de comportamento

São aqueles que representam como o sistema reponde a uma chamada ou como ele se comporta ao longo do tempo.

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Diagramas de interação

Esses diagramas são um tipo especial de diagramas de comportamento. Esses diagramas representam a colaboração (troca de mensagens) entre os componentes do projeto, ou mesmo com o projeto e outros sistemas adjacentes (integrados e/ou relacionados).

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