2 - Ideia geral sobre a UML

Você já ouviu falar que uma imagem vale mais do que mil palavras? Pois é, esse ditado popular tão antigo e amplamente utilizado traduz pura verdade quando falamos de projetos de sistemas de informação. Diagramar é uma técnica de representar uma ideia em um desenho. Para a grande maioria das pessoas é mais fácil compreender e relembrar uma ideia desenhada do que uma ideia escrita. Além disso, um desenho pode inserir detalhes que dificilmente seria possível caso só utilizássemos palavras.

É por isso que desde há muitos anos são utilizadas técnicas para expressar ideias em desenhos: uma planta de uma casa, um desenho arquitetônico de uma ponte, uma simulação em 3D de um automóvel são exemplos de técnicas de desenho e projeto.

Para o desenvolvimento de software, a melhor técnica de se desenhar um sistema, por meio da qual se apresenta uma ideia do que o sistema será no futuro, é a prototipação.

Por meio da prototipação criamos uma simulação do que o sistema será quando concluído, incluindo como acessar e navegar no sistema, como acessar as funcionalidades, como se parecerão os cadastros, pesquisas e relatórios.

Entretanto, já iniciar o projeto de informação por meio do protótipo não é uma boa ideia, pois quando criamos um protótipo, é necessário e prudente possuir uma visão completa do que o sistema faz e como ele funciona. Para isso, utilizaremos outras técnicas de diagramação que nos permitirão entender o que o nosso cliente quer com o sistema e como ele deve interagir internamente para funcionar conforme o esperado.

A UML surgiu como uma ideia de promover a comunicação e a produtividade entre os desenvolvedores de sistemas orientados a objeto, mas o verdadeiro poder da UML é a facilidade com que novos desenvolvedores compreendem o que o sistema deve fazer. Por isso, não só no desenvolvimento de novos sistemas, mas também durante a manutenção dos sistemas já existentes a diagramação UML tem muito a contribuir.
Copyright © 2014 AIEC.