Ainda em se tratando do modelo unificado, é importante relembrar que a modelagem evolui em dois sentidos com o tempo. Na medida em que o tempo do projeto passa:
|
Uma boa metodologia de desenvolvimento de sistema deve prever quais documentos serão feitos e o nível de detalhamento de cada um de acordo com as características do projeto, dessa forma você poderá otimizar o tempo e o custo do projeto que melhor seja adequado à situação. Lembre-se: nem sempre é possível (e mesmo desejável) criar todos os documentos da UML para todas as situações do projeto. |
A visão dos usuários sobre um determinado sistema nem sempre é completa e logicamente organizada. Por isso, durante a modelagem de um sistema, é muito comum que o profissional que está realizando esse serviço sugira mudanças estruturais e organizacionais no projeto do sistema de forma a produzir um software melhor. Por isso, para uma boa modelagem de sistema, o projeto de software precisa de alguém que conheça muito bem sobre a matéria que trata o software, de forma a colaborar com os usuários e analistas na melhor organização e desenho do sistema em si.
Também é prudente que analistas de UML procurem por outros projetos similares ao que ele está trabalhando, pois é muito mais fácil conhecer e melhorar algo que já existe parecido do que “reinventar a roda a partir do zero”.